Pular para o conteúdo

Especialistas alertam sobre perigoso efeito colateral de medicamentos para perda de peso

Ozempic - medicamento para perda de peso

Especialistas alertam sobre mais um possível efeito colateral de remédios populares para perda de peso: comportamento imprudente. De acordo com dois especialistas, os medicamentos podem fazer com que as pessoas ajam de maneira diferente do habitual, engajando em comportamentos de risco, como jogo, ou fazendo grandes mudanças de vida, como pedir divórcio, relata o Daily Mail.

Coletivamente, tal comportamento é chamado de transtorno do controle de impulsos – um termo abrangente que engloba condições que dificultam o controle de suas ações. Isso pode incluir desde explosões de raiva até transtornos mais sérios, como piromania, de acordo com a Cleveland Clinic.

Os pesquisadores escreveram um artigo publicado no início deste mês na revista QJM, afirmando que “os efeitos na cognição [têm] recebido pouca atenção”. A maioria dos estudos se concentra apenas na fase de rápida perda de peso decorrente do uso desses medicamentos, com pouquíssimos estudos focando em resultados de longo prazo, argumentam eles.

Os coautores, que incluem um gastroenterologista e um psiquiatra, prosseguem dizendo que se tornaram cientes de indivíduos que começaram a usar os sensacionais medicamentos GLP-1 e fizeram grandes mudanças de vida – como divórcio ou mudanças de casa – dentro de meses após o início do tratamento.

“Sem conhecer os detalhes subjacentes a esses eventos, a lógica por trás de alguns deles parece imprudente”, concluem os autores.

Os pesquisadores disseram que não sabem por que os medicamentos podem levar as pessoas a tomarem tais decisões, mas esta não seria a primeira vez que um medicamento é associado a uma mudança de comportamento estranha ou arriscada.

Ozempic / Medicamento para perda de peso

Ozempic / Medicamento para perda de peso

“Está bem estabelecido que a hipersexualidade e o jogo excessivo estão associados ao uso de Levodopa”, disse o Dr. Raymond Playford, um dos autores do artigo, ao Daily Mail. A Levodopa, um medicamento usado para tratar a doença de Parkinson, mostrou aumentar o risco de jogo patológico. Os pacientes que recebem o medicamento também são aconselhados sobre esse potencial efeito colateral.

“Estamos aconselhando que os médicos também alertem os pacientes para ficarem atentos a impulsos que sejam ‘fora do normal’ ou incomuns, com custos ou repercussões pessoais – por exemplo, divórcio – e para ‘dar um passo atrás’ e pensar se essa é uma decisão sensata”, explicou Playford ao Mail.

“Este aviso deve permitir que pacientes e médicos reflitam e considerem se as decisões que alguns pacientes estão tomando são fora do comum e mais arriscadas do que se esperaria”, acrescentou o médico.

Ozempic, junto com outros medicamentos à base de semaglutida ou tirzepatida, tem sido associado a inúmeros efeitos colaterais – desde o chamado bumbum e seios de Ozempic, até impotência, mudanças de personalidade e desconfortáveis problemas gastrointestinais.

Os autores do artigo reconhecem que não viram evidências de jogo ou comportamento sexual imprudente, mas não querem descartar a possibilidade.

“Não vimos jogo excessivo ou atividade sexual em pacientes até o momento, mas não ficaríamos surpresos se isso estivesse acontecendo”, observou Playford.