quinta-feira, dezembro 8, 2022
HomeSaúdeAdesivo anticoncepcional: o que é e como funciona

Adesivo anticoncepcional: o que é e como funciona

Adesivo anticoncepcional possui 91% de eficácia e deve ser usado com receita médica

Existem alguns contraceptivos para mulheres, como a pílula anticoncepcional, implante anticoncepcional, dispositivo intrauterino (DIU), camisinha feminina, diafragma vaginal, anel vaginal, injeção anticoncepcional e o adesivo anticoncepcional. 

Com eficácia de 91%, o adesivo anticoncepcional funciona como uma pílula tradicional, com a diferença de que os hormônios estrogênio e progestogênio são absorvidos através da pele. Quando usado corretamente, sua eficácia pode atingir até 99% de proteção contra a gravidez.

Como funciona e como usar o adesivo anticoncepcional?

O adesivo anticoncepcional libera hormônios na corrente sanguínea, impedindo a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso, que impede os espermatozoides de conseguirem chegar até ao útero, diminuindo muito as chances de gravidez. Na semana da pausa do adesivo, a menstruação desce normalmente.

Para fazer uso desse anticoncepcional é preciso descolar a parte posterior do adesivo e colar no bumbum, braço, costas ou na parte inferior da barriga, a região das mamas não é recomendado, pois a absorção dos hormônios nesta região pode causar dor.

Além disso, regiões da pele com dobras ou onde as roupas podem ficar mais apertadas também devem ser evitadas, para preservar o estado do adesivo, evitando que ele fique amassado ou enrugado. Apesar desses cuidados, o anticoncepcional possui uma boa implementação, sendo muito difícil de soltar-se com facilidade, mesmo durante o banho.

Há outros cuidados, como por exemplo, antes de aplicar a pele deve estar limpa e seca e não deve-se passar creme, gel ou loção por cima do adesivo para que não descole.

Como colocar o 1º adesivo?

O primeiro adesivo deve ser colocado no 1º dia da menstruação, sendo trocado a cada sete dias e fazendo a pausa durante a semana da menstruação. No início o período menstrual pode ficar irregular nos 2 primeiros meses de uso deste adesivo contraceptivo, mas tende a normalizar depois. 

O que fazer quando esquecer de trocar o adesivo anticoncepcional no dia certo?

A eficácia do adesivo dura nove dias, portanto se esquecer de trocar o anticoncepcional no 7º dia é possível trocar assim que lembrar, desde que não passe dos 2 dias do dia da troca.

Vantagens e desvantagens do adesivo

As principais vantagens do adesivo anticoncepcional é a facilidade em usar, sua eficiência, não impede a relação sexual e não tem a necessidade de tomar nenhum medicamento. Entre as desvantagens podemos citar a falta de proteção contra DSTs, pode causar irritação na pele, pode ser visto por todos e em pessoas acima do peso, a gordura em excesso dificulta a entrada dos hormônios.

Quais os efeitos colaterais?

Os possíveis efeitos colaterais do adesivo anticoncepcional são praticamente os mesmos das pílulas. Desse modo, pode causar irritação na pele, retenção de líquidos, sangramento vaginal, enjoo, manchas escuras na pele, aumento de pressão arterial, cólicas, vômito, dor nos seios, nervosismo, dor abdominal, tontura, depressão, aumento de infecções vaginais e queda de cabelo.

Além disso, também pode afetar o apetite e desequilibrar os hormônios, facilitando o ganho de peso.

Confira também o nosso artigo sobre a saúde digital!

Popular