quarta-feira, setembro 28, 2022
HomeCiência8 curiosidades sobre a estação espacial Russa desativada

8 curiosidades sobre a estação espacial Russa desativada

Neste artigo você confere algumas curiosidade sobre a Estação Espacial Russa desativada

A Estação Espacial Russa desativada ou como também conhecida Mir, foi uma estação espacial que atuou na órbita baixa  da Terra, entre os anos 1986 e 2001. Há duas décadas, no ano de 2001, a lendária estação espacial russa foi afundada no Oceano Pacífico.

Com 15 anos de operação, a Mir teve momentos de glória e problemas no espaço. Confira algumas curiosidades sobre a Estação Espacial Russa.

Confira 8 curiosidades da Estação Espacial Russa desativada

1. Tornou a ISS possível

Quando a Rússia lançou a estação espacial Mir em 1986, se tornou a primeira estação modular com tripulação. Desde então, a Mir foi a única plataforma a testar e preparar seus hóspedes para longos períodos de trabalho no espaço.

Com isso acomodou astronautas de vários países, e as lições aprendidas ajudaram a aprimorar a Estação Espacial Internacional, entre outras coisas.

2. Três recordes mundiais 

A Estação Espacial Russa desativada foi projetada para hospedar missões espaciais prolongadas. Por esse motivo, conseguiu bater dois recordes de permanência de períodos mais longos no espaço com 82 horas. Além disso, também bateu o recorde de número de caminhadas no espaço, sendo 16 no total.

3. Símbolo da amizade internacional

Por ter proporcionado estadias para vários astronautas de diversos países, o Mir se tornou símbolo da amizade e solidariedade em nome da ciência. A estação recebeu astronautas dos EUA, Canadá, Reino Unido, Áustria, Alemanha, França, Japão, Eslováquia, Bulgária, Síria e Afeganistão.

4. Programa conjunto com os ônibus espaciais americanos

Em 1993, a estação iniciou um programa chamado Mir-Shuttle, um projeto de colaboração entre as agências espaciais dos EUA e da Rússia. O programa durou quatro anos, onde os cosmonautas russos utilizaram ônibus espaciais de fabricação americana para chegar à estação Mir, e os astronautas americanos usaram a espaçonave Soyuz para participar de missões de longa duração a bordo da Mir. O projeto foi concluído no ano de 1998.

5. Sobrevivente de um acidente grave

No dia 25 de junho de 1997 ocorreu o acidente mais grave, causado por um erro do novo sistema de controle e acoplagem que causou a colisão entre o foguete de transporte Progress M-34 e o módulo Spektr atracado à estação Mir.

O acidente danificou os painéis solares e causou perda de energia na estação. Como não era possível consertar o módulo danificado, foram apenas lacrados. O módulo permaneceu dessa forma até que a Mir foi afundada no Oceano Pacífico no ano de 2001.

6. Inspirou jogos e filmes

A Estação Espacial Russa desativada inspirou e foi representada diversas vezes na cultura popular, aparecendo em filmes como, ‘Armageddon’, ‘Vírus’ e ‘Deu a Louca nos Nazis’ e em jogos de computador como, ‘Red Alert 3’ e ‘Fallout Tactics: Brotherhood of Steel’.

7. Mir permaneceu no espaço por 15 anos

A estação ficou no espaço por 15 anos. A primeira estação modular tripulada durou 5.511 dias na órbita da Terra.

8. Serviu para mais de 23 mil experimentos científicos

Entre muitas conquistas, as missões científicas realizadas na estação espacial Mir ajudaram a aumentar o conhecimento para prever terremotos com mais precisão.

Confira também o nosso artigo sobre o primeiro homem a pisar na Lua, clicando aqui!

Popular